Terapias

Ventosas

Promove o relaxamento, além de alívio de tensões e de diversos tipos de dores.

A Terapia com Ventosas baseia-se em uma técnica da milenar Medicina Chinesa, que visa estimular e normalizar o fluxo de energia deficiente em seu corpo, melhorando assim o estado geral de saúde.

Como indica o nome da técnica, a Terapia com Ventosas (ou Ventosaterapia) baseia-se no uso desses dispositivos sobre regiões do corpo onde se pretende promover o tratamento. Em geral, o procedimento é aplicado sobre a pele, em áreas de contratura ou grande tensão muscular, como a região das costas.

As peças utilizadas podem ser de vidro ou de silicone e, uma vez aplicadas na região, elas “sugam” a pele, por meio de uma leve pressão. Isso aumenta o fluxo de sangue para a área trabalhada, além de estimular a circulação sanguínea de uma forma geral, promovendo assim o alívio de tensão.

As ventosas são muito utilizadas para tratar dores crônicas, como lombalgias e dores nas costas em geral, torcicolos, dores articulares, dores de cabeça, etc. A técnica pode ser utilizada em combinação com outros tratatamentos, como a Reflexologia, respondendo muito bem também quando combinada com a Auriculoterapia e Acupuntura por Pressão.

Após a sessão, os locais onde as ventosas foram aplicadas ficam com marcas circulares. Dependendo da sensibilidade da pele do paciente, esses sinais podem levar até mais de uma semana para desaparecer. Mas, em geral isso não implica nem em dor, nem em sensibilidade aumentada na região e, tampouco, em marcas permanentes.

Alguns dos principais
benefícios alcançados:

  • Melhoria da circulação sanguínea na região tratada;
  • Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho de dor;
  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
  • Aumento da produção de líquido sinovial dentro das articulações;
  • Relaxar e acalmar o corpo e a mente.