O equilíbrio vem dos pés

Nossos pés, a estrutura mais inferior das pernas, foram maravilhosamente adaptados para o trabalho que devem realizar. Suas inúmeras e pequenas partes são perfeitamente coordenadas e ajustadas para suportar o peso do corpo e para levá-lo para todo lado, inclusive correr, pular, dançar.

Cuidado com os pés
Com conexões que levam a todos os sistemas e órgãos do nosso organismo, os pés também permitem a “ligação” do corpo com a terra

É uma estrutura de enorme importância para o nosso corpo, permitindo a interação do corpo com o solo e com o meio que nos rodeia, tornando-nos capazes de executar movimentos e de captar e perceber estímulos que nos são enviados pelo exterior. Os 26 ossos de nossos pés, 33 articulações, 114 ligamentos, 20 músculos, tecidos, veias, artérias e as mais de 7200 terminações nervosas são perfeitamente projetados para oferecer o Equilíbrio Integral que necessitamos. Contudo, não poderemos desenvolver nossas habilidades se uma das principais regiões de nosso sistema motor estiver com algum problema. A saúde do pé é tão abrangente que qualquer disfunção óssea, muscular, vascular e superficial (na pele) irá comprometer os demais órgãos ou estruturas.

Tantas vezes relegados a segundo plano, nossos pés podem funcionar como uma verdadeira carteira de identidade. Só a forma de pisar já revela muitas coisas sobre uma pessoa, tais como: onde e como vive, se é doente ou saudável, se é do campo ou da cidade,…

Portanto, trate bem os seus pés, eles necessitam cuidados regulares de limpeza e descanso. Esteja atento e consulte um pedicuro para cortar, lixar, modelar, retirar cutículas e esmaltar as unhas; consulte um podologista, ou podólogo, profissional de saúde da área da Podologia, para tratar calosidades, unhas encravadas, feridas típicas do diabético e outras patologias. E, consulte um reflexólogo, terapeuta holístico, para através da aplicação de pressões específicas em pontos reflexos restaurar e manter o equilíbrio não apenas dos pés, mas também do organismo como um todo, estimulando a circulação sanguínea e o sistema de equilíbrio, aliviando também as tensões musculares.

É importante lembrar que a massagem reflexa dos pés, praticada na Reflexologia, não deve ser confundida com a massagem básica aos pés ou com a massagem do corpo de uma maneira geral. Trata-se de uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés que correspondem a todas as partes do corpo. Indicações e contra-indicações necessitam ser observadas. A Reflexologia é uma ciência e também uma arte, pois muita coisa depende da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento, já que com este método pode-se não apenas relaxar como aliviar os mais variados sintomas, desde aqueles como dores musculares, enxaquecas, problemas digestivos, alérgicos, sexuais, relativos à menopausa, até aqueles de ordem emocional, como as depressões, ansiedades, etc.

Rejane Hostettler

Rejane Hostettler,
Reflexoterapeuta

Campartilhar