Campanha Setembro Amarelo

Setembro Amarelo: um mês pela valorização da vida!

Está em curso uma campanha global muito importante: o Setembro Amarelo, que visa a prevenção dos casos de suicídio – ou, sob um outro ponto de vista, uma campanha de valorização da vida e pelas ações que favorecem a vontade de viver! Porque, na esmagadora maioria dos casos, os indicativos são de que o ato extremo de atentar contra a própria existência não está relacionado exatamente com o propósito de deixar de viver, mas sim com o de fazer cessar uma dor existencial, que parece sem remédio ou saída.

Campanha Setembro Amarelo
O “Setembro Amarelo” é, acima de tudo, uma campanha de valorização da vida e da importância de se dar atenção à dor existencial

Então, este movimento global – que não pode e não deve limitar-se a um único mês do ano – vem principalmente sinalizar a essas pessoas que, ao contrário do que possa parecer, elas NÃO estão sozinhas. Há primeiramente uma grande ênfase na importância de uma correta abordagem dos casos de depressão e de outros transtornos psicoemocionais, muito ligados aos casos de suicídio. É fundamental a compreensão de que esses quadros exigem avaliação e cuidados por profissionais especializados na saúde mental, para os corretos tratamentos nas áreas da Psiquiatria e Psicologia.

Para além disso, a campanha chama atenção também para a necessidade do autocuidado. O que é isso? São as ações e medidas práticas adotadas no dia a dia para a promoção da própria saúde, do próprio bem-estar e da própria qualidade de vida. Cuidar-se adequadamente, em todos os níveis (físico, mental, emocional e social) é um direito de todas as pessoas. Não, isso não é uma medida egoísta. Pelo contrário: para estarmos bem, oferecendo o nosso melhor àqueles que nos rodeiam, precisamos estar em um bom estado de equilíbrio físico, mental e emocional.

Quer conversar a esse respeito? Estamos sempre à sua disposição. Afinal, esta é a nossa proposta: abrir caminho para o bem-estar, por meio de práticas que promovem saúde (gesundheitspraxis) do ser integral.

Um beijo no seu coração!

Campartilhar